oje somos 7 bilhões, daqui 30 ou 40 anos seremos quase 10 bilhões. São mais bocas para comer em um planeta que está à beira de um colapso. Mais pessoas para viverem um sistema de consumo, onde em um lugar há desperdício abundante, e em outro há pobreza e falta de recursos básicos para se viver. Por isso muita gente estuda atualmente a ideologia vegana e acredita que o veganismo é a salvação do planeta. Entenda o porque lendo este artigo.

O Veganismo é a salvação do planeta

Aquecimento global, crises hídricas, desmatamento, fome e exploração. Você sabia que esses problemas podem ser resolvidos ou minimizados com o Veganismo? ou seja, deixar de consumir carne e qualquer produto de origem animal.

Saiba que o Veganismo é filosofia de vida para gente que defende os animais, o meio ambiente, a vida, e claro, o planeta. Não consumir alimentos – ou qualquer produto – de origem animal é um grande passo para a salvação da Terra.

Saiba o porquê o Veganismo é a salvação do planeta, com apenas cinco explicações baseadas em pesquisas e dados:

©Novos Hippies

 

Gases de bovinos causam mais efeito estufa que os automóveis

O aquecimento global, causado pelos gases de efeito estufa, é um dos principais poluentes da Terra. E 15% dessa poluição é causada pela emissão de gás metano provindo do arroto e puns dos bovinos da indústria pecuária. O número é maior que a poluição por C02 causada por veículos automotores.

Consumo de carne é grande causador da crise hídrica

Quando se fala em economia de água, alertas para fechar a torneira e não lavar carros e calçadas são bem comuns. Mas, o que ninguém sabe é que não comer carne pode economizar muito mais que tomar essas atitudes. Para produzir 1 kg de carne, por exemplo, é preciso em média 15 mil litros de água.

©Green Peace

Pecuária é principal causador de desmatamento

No documentário Cownspiracy um dado alarmante é apontado: 40% da superfície da terra é destinada à criação de pasto para bovinos. Quem tiver a oportunidade de assistir irá entender ainda mais o porque o veganismo é a salvação do planeta.

Só no Brasil, por exemplo, a pecuária é responsável pela maior parte do desmatamento na Amazônia. Quase 90% da floresta amazônica desmatada é destinada ao setor.

Produção de comida para bovinos poderia acabar com a fome no planeta

Pelo menos um terço dos grãos produzidos no planeta são para alimentar vacas. A produção de ração para alimentar bovinos que serão abatidos para o comércio de carne é tão grande que poderia acabar com a fome no planeta.

Além disso, no Brasil, de acordo com o Instituto CEPA, com apenas um boi é necessário de 1 a 4 hectares para produzir 210 kg de carne, em cinco anos.  Sendo que no mesmo tempo e na mesma quantidade de terra, conforme o Vista-se, produz-se, em média 8 toneladas de feijão, ou 19 toneladas de arroz, ou 23 toneladas de trigo, ou 44 toneladas de batata, ou podemos dividir e produzir algumas toneladas de vários alimentos.

©Novos Hippies

Não teremos recursos para manter o cardápio carnívoro até 2050

A Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura (FAO) publicou em 2015 um cálculo apontando que será necessário aumentar em 70% a produção de alimentos até 2050 para manter a dieta com carnes e laticínios.

Em contrapartida, para se produzir esses alimentos será preciso plantar mais grãos e consumir mais água para alimentar o gado. Isso acarretaria num impacto ainda maior de efeito estufa, e de até 50% na produção agrícola de alimentos. Tudo só para alimentar os bois. O planeta ficará ainda mais escasso de recursos só para manter o consumo de carne.

O Veganismo pode salvar o planeta

Uma pesquisa publicada pela revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América (PNAS) e realizada por cientistas da Universidade de Oxford, mostra vários cenários possíveis para uma mudança nos hábitos alimentares em todo o mundo, incluindo, se todos virarem veganos.

“Se isso vier a acontecer poderíamos economizar cerca de oito milhões de vidas até 2050″. Foi o que disse o pesquisador Marco Springmann, um dos principais autores do estudo. “Iriamos reduzir as emissões de gases de efeito estufa por cerca de 70 por cento e poderíamos reduzir as contas de saúde em cerca de $ 1,5 trilhões de dólares”, complementou.

A ideologia Vegana é a favor da vida e contra qualquer tipo de exploração. Se o consumo de produtos de origem animais fossem 100% abolidos, com certeza, nosso planeta teria mais força para se recuperar nos próximos anos. E as futuras gerações mais recursos para ter uma vida plena e saudável em nosso planeta. O Veganismo é a nossa salvação. Seja Vegano.

Fontes: Sociedade Vegetariana Brasileira   O Globo   Zero Hora  Vegan News  Amazônia.Org  Época