O Veganismo é uma filosofia de vida que vem crescendo cada vez mais em nosso planeta. Mas, ainda sim é muito desconhecida por diversas pessoas. Os veganos hoje estão pelo mundo todo. E saber o que é ser vegano é essencial para quem quer ter uma vida mais consciente.

Afinal, o que é ser vegano?

Abaixo segue algumas informações para te ajudar a saber o que é ser vegano ou vegana.

Vegano, vegana ou vegan é uma pessoa que pratica e segue a filosofia e ideologia do Veganismo. Ou seja, alguém que não concorda com qualquer tipo de exploração e crueldade animal e busca não compactuar com esse tipo de ação. Contudo, ser vegano é defender a biodiversidade, o meio ambiente e a vida livre.

Atualmente são diversos nichos de mercado que atuam com a exploração animal: alimentício, vestuário, cosmético, entre outros. A prática do veganismo não só diminui a morte de diversas espécies de animais, como também combate à poluição, fome, desmatamento e destruição do planeta.

Veganismo combate aquecimento global

Dados da ONU apontam que a pecuária é responsável por 15% da emissão de gases de efeito estufa no planeta, principais causadores do aquecimento global. Enquanto todos os veículos automotores do mundo correspondem a 13%.

O número é baseado em todas as etapas da produção da carne. Desde desmatamento para a criação de pasto, transporte de gado, a emissões de gases (metano) nos “puns”, arrotos e fezes do próprio animal.

©Novos Hippies

Ser vegano é saudável e delicioso

Já existem diversos estudos que comprovam que a dieta vegana é saudável. O Guia Alimentar Para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde admite em diversos trechos os benefícios físicos, mentais e ambientais que o veganismo traz.

Além disso, sendo vegano é possível explorar ainda mais a diversidade de alimentos que a terra proporciona, como frutas, legumes, oleaginosas e grãos. E utilizar essa variedade de ingredientes na formação de novos sabores com receitas veganas deliciosas.

Veganismo é buscar estar consciente

Para ser vegano é interessante fazer questionamentos simples do tipo: “Como a carne chega até o meu prato?”.

O mundo vive um momento de consumo desenfreado e muitos esquecem, e não querem nem saber como seus produtos chegam nas prateleiras do mercado. Por trás de muitas embalagens está a morte e destruição. É preciso saber a origem de seus produtos para não compactuar desse crime contra a vida. Ser vegano é buscar estar consciente.

O que é o Veganismo?

“O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais. Seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais. Essa dieta é livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.”

Definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, uma das primeiras sociedades veganas do mundo.

Fontes:  Abril  Vista-se  Fapesp  Vista-se 2