Percebo que o que mais prende as pessoas é o medo de viajar sozinha. Principalmente com nós mulheres. Esse medo que atinge todas nós é algo importante para que saibamos nos cuidar e identificar o perigo. Só que quando ele toma conta de nossos movimentos, nos tornamos escravas dele. E isso, definitivamente não é saudável.

Perigo nós corremos em todos os lugares. Pra você ter uma ideia, a maioria dos casos de estupro e violência contra mulheres acontece em ambiente familiar . Segundo a BBC, “70% dos estupros são cometidos por parentes, namorados ou amigos/conhecidos da vítima“.

As situações são imprevisíveis. Mas, uma coisa é certa: nós mulheres temos que prestar mais atenção em nossa intuição. Se precaver nunca é demais, mas deixar de viver é muito.

Como vencer o medo de viajar sozinha?

Hoje em dia, pela minha experiência, percebo que principal difusor do medo de viajar sozinha, ou simplesmente o medo que todas nós mulheres sentimos, é a mídia. Como jornalista eu sei que para um veículo de comunicação é muito importante divulgar violência, porque normalmente, são essas notícias que dão mais acessos e consequentemente lucros. A quantidade de notícias ruins é muito maior que boas, mas isso não quer dizer que a realidade seja essa.

Assista menos TV (ou não assista), leia menos noticias de violência

Uma pessoa que assiste todos os dias, várias vezes os telejornais ou lê reportagens sobre violência, com certeza, não vai querer mais nem sair de casa. E se sair, sairá toda desconfiada, insegura. Eu acredito em energias, e quando você está inseguro, talvez as coisas possam acontecer com você por causa dessa insegurança.

Mas, eu garanto, que se você conversar com uma pessoa que não assista telejornais, ela vai te dizer que não sente essa insegurança. Isso não quer dizer que ela saí por aí ostentando, não. Tome os devidos cuidados (como cuidar lugares que possam ser perigosos, não sair com muito dinheiro e joias, não dê moral para homens aparentemente escrotos, essas coisas), mas não deixe de viver por isso.

Empodere-se!

Uma das coisas que mostrou a mim que sou capaz de me virar e viajar sozinha na estrada foi o empoderamento através do feminismo. Ler relatos de mulheres viajantes, conversar com elas, é uma atitude de empoderamento. Saiba sempre que você é capaz. Esteja segura de si, e as coisas poderão fluir bem melhor.

Este grupo Minas Mochileiras do face pode te ajudar.

Não se cale

Sempre que você passar por uma situação constrangedora tente, por mais que seja difícil, falar sobre ela para alguém. Denuncie, faça um barraco se for necessário. Saiba, o machismo está em todos os lugares, mas pessoas boas também estão. Esteja sempre ciente disso.

Procure ajuda e viajar,preferencialmente, com mulheres

Para viajar você vai precisar pegar caronas, trabalhar em um hostel, ou fazer um couchsurfing. Eu sempre procuro preferencialmente fazer essas trocas com mulheres, elas me transmitem, sem dúvidas, mais segurança. Claro que isso não impede de acontecer algo, mas a chance é muito menor, sabendo que estatisticamente 60% dos agressores são os próprios pais ou padrastos, e 32,2% são amigos ou conhecidos da vítima (leia-se homens).

No facebook tem um grupo chamado Couchsurfing das Minas, pode te ajudar. E pelo próprio app também da para procurar somente mulheres. Para pegar carona, eu ainda não tive a coragem de ir para à beira da estrada, mas conheço mulheres que fazem isso.

Eu pego carona através dos grupos do face, e principalmente pelo app BlaBlaCar, me sinto mais segura assim. Pois, se eu não encontrar nenhuma mulher que possa me dar carona, através desse app é possível ver as avaliações das pessoas. E caso apenas uma carona com homem esteja disponível, procuro saber se existe um feedback positivo de outras mulheres para pegar a carona tranquila.

Bora botar a mochila nas costas?

Vai mulher, voa sem medo! Eu te garanto que não existe liberdade melhor do que viajar sozinha (é melhor ainda quando você não tem data nem um lugar para voltar). O seu destino é você em faz. Faça com que ele valha realmente a pena, seja livre, sem medo. E estiver com medo, conte com as manas para tirar as suas dúvidas!

Aqui também tem oito motivos para você viajar sozinha, e de quais atitudes você deve tomar antes de largar tudo para viajar.

Qualquer dúvida estou à disposição!