Mesmo com diversos estudos que comprovam os benefícios da meditação, ainda é preciso defender a prática e principalmente buscar transmitir o entendimento ede como meditar.

Tudo que existe é energia. E o corpo humano é cheio de pontos energéticos, sete deles são mais conhecidos, os chakras. Responsáveis por diversos fatores que envolvem nossa existência, desde nossos mais sombrios sentimentos às alegrias mais intensas, das dores mais dolorosas ao poder de cura. Eles equilibram o todo: o corpo, a mente e a alma.

como meditar

©Novos Hippies

A energia que os alimenta pode ser chamada de energia cósmica, amor ou Deus, mas é uma só. E através da meditação é possível alimentar o corpo com essa energia e proporcionar equilíbrio aos crakras.

Com objetivo de transmitir esse conhecimento reunimos algumas dicas de como meditar:

1 -No início, procure um lugar reservado para praticar

É bem possível meditar em qualquer lugar, seja no trabalho, no ônibus ou lavando a louça. Mas, para quem está começando a buscar como meditar, ter um lugar reservado e silencioso para praticar a meditação, é o mais indicado. Assim, você poderá se concentrar melhor e não será incomodado por barulhos ou alguém.

2- A melhor Postura de como meditar

A melhor postura para a sua prática de meditação é aquela te faz estar confortável e não te dá sono. Existem diversas posições para meditar, mas, a postura clássica e mais utilizada é aquela em que ficamos sentados, com as pernas cruzadas e a coluna ereta.

Estar com a coluna ereta facilita o fluxo energético e diminui a chance de você dormir enquanto medita. Para facilitar, você pode apoiar as costas em uma parede, ou usar uma almofada apoiando o coques. Não esqueça que você precisa estar confortável, não seja muito rígido na postura.

3- Comece com uma meditação guiada

As meditações guiadas trazem tantos benefícios quanto às não guiadas. O melhor benefício é que a meditação guiada pode te ajudar a ter mais foco durante a prática. No próprio youtube existem diversas meditações guiadas com objetivos diferentes. Você pode encontrar meditações que te ajudam a superar a ansiedade, o stress, dores, e também à encontrar equilíbrio, paz interior até alcançar o nirvana.

É indicada para todos, mas para quem está começando é uma boa ideia para manter o foco e chegar mais perto de seus objetivos.

4- Não crie expectativas

A ansiedade e a expectativa de uma meditação bem-sucedida podem atrapalhar, e muito. Permita-se sentir e estar quieto. Não tenha medo de uma frustação, o fato de você tentar já é uma vitória. Todos os dias serão diferentes, e alguns serão melhores, outros nem tanto. Esteja pronto para receber o que for pra ser. E no fim, está tudo certo.

5-Relaxe o corpo e a mente

Enquanto você se prepara em uma postura confortável alguns incômodos podem surgir. Dor nas costas, dormência nas pernas, coceira, tensão. Procure relaxar o corpo, ajeite a postura se necessário e tente ignorar esses pequenos obstáculos. Imagine que você é apenas uma expectadora desses incômodos, e não a incomodada. Tente sentir e relaxar cada parte do seu corpo, começando pela testa até os pés. Tire um pouco da tensão mantendo os ombros longes das orelhas.
Depois de confortável, busque ficar mais imóvel o possível, que assim também será mais fácil observar de longe esses incômodos físicos.

6- Concentre-se em algo

A primeira observação que fazemos quando iniciamos a meditação é que os pensamentos não param. Somos viciados em pensamentos. Por isso para nos dedicarmos melhor à prática precisamos de algo que estimule nossa concentração. Nossa respiração é a melhor opção. Respire fundo e concentre-se na sua respiração até que ela esteja acontecendo automaticamente.

Você também pode, por exemplo, se concentrar em uma música, um mantra, uma vela, uma cachoeira, o barulho do mar, do vento ou da chuva, etc.

7- Seja um expectador de seus pensamentos e sentidos

Sabe aquela ideia de que é possível sair de nosso corpo e vermos ele de longe? É quase isso. Quando você estiver meditando e a sua mente ser tomada de pensamentos, tente não interagir com eles, sem brigar, sem forçar para pararem, acrescentar algo ou participar do que surge. Apenas seja um observador e mantenha o seu foco. Volte a ouvir a sua respiração, quela música, o som do mar ou a escutar o seu mantra.

8- Pratique Yoga antes da meditação

Praticar Yoga antes da meditação é uma técnica muito utilizada que com certeza tornará a meditação mais benéfica ao corpo e à mente. Com a Yoga é possível preparar o corpo através doas Ásanas (posturas), para que se chegue no momento da meditação mais interiorizado, confortável e íntimo com o seu corpo. Durante a Yoga o Pranayama (respiração) ajuda a equilibrar as emoções e o fluxo de energia do corpo, para que na meditação seja melhor sentir-se. Leia nosso artigo e saiba mais sobre como praticar Yoga.

Agora que você já sabe como meditar, que tal reservar um tempo por dia ou por semana para realizar esse ritual?