Atualmente os alimentos orgânicos tem sido uma opção para qualidade de vida. Fugir dos agrotóxicos e plantar os alimentos no quintal se tornou ambição de quem busca uma vida mais saudável. Ter uma horta orgânica em casa pode ajudá-lo a dar esse passo.

Além de você valorizar ainda mais o seu alimento, será uma experiência terapêutica: o contato com a terra, o manuseio, o carinho e cuidado com as plantas. Toda essa energia, com certeza te trará um alimento muito melhor que aquele que você compra no mercado.

Saiba tudo para ter uma horta orgânica em casa

O primeiro passo antes de tudo é analisar se na sua casa realmente possui um espaço adequado para ter uma horta. Normalmente a maioria das plantas precisam de, pelo menos, 4 horas de sol por dia e um pouco de luz e ar puro. Elas não podem ficar expostas o dia todo no sol nem pegar vento de mais. Então busque um cantinho que ofereça essa qualidade e com certeza sua horta já tem 50% de chances de dar certo. O resto depende da sua dedicação e amor.

Fabiano Cerchiari/UOL

O que será cultivado na horta orgânica?

Você já deve ter em mente o que vai cultivar na sua horta orgânica em casa. Mas, antes de tudo, precisa analisar a qualidade da terra antes de colocar a mão na massa. Veja se a terra é úmida, se é seca, se é arenosa, e pesquise quais plantas podem dar certo. Uma terra boa é aquela não é tão úmida e é mais soltinha. Para ajudar as suas plantas, você também pode pedir pro vizinho ou amigo a terra que será melhor para o que você irá cultivar (aconselhamos não comprar, pois assim não será mais uma horta orgânica). O manjericão, por exemplo, é um tempero que se dá melhor com a terra úmida, já o alecrim prefere uma terra mais seca e arenosa.

Local da horta orgânica

A sua horta orgânica em casa já tem um espaço reservador? Se você tem um quintal nas condições que falamos no começo do texto, ótimo. Mas, se você mora em um apartamento ou uma casa sem quintal, uma opção é fazer a horta em vasos, caixotes, pneus, etc. Procure escolher as plantas de acordo com o vaso que você vai colocá-las. Pois, se uma planta for de raiz grande, por exemplo, o vaso terá que ser mais fundo.

 

Prepare a terra

Se você for cultivar em vasos, é interessante que eles tenham furinhos para dar vasão à água. Antes de colocar a terra, você pode colocar um pouco de pedra, cascalhos, e até alguns pedaços de bolinhas de argila para a drenagem. Depois acrescente um pouco de areia de água doce, uma parte de terra e para finalizar húmus orgânico (que você também pode fazer em casa). Não compre adubo, e não utilize nenhum produto nas suas plantinhas.

horta orgânica em casa

Fabiano Cerchiari/UOL

Plante suas mudas orgânicas

Depois de preparar a terra, faça um buraquinho a cada 20 centímetros e plante suas sementes ou mudinhas. Depois de plantar cubra com mais alguma matéria orgânica (pode ser folhas secas, borra de café, palha) elas garantirão que suas plantinhas tenham nutrientes.

Regue, cuide e dê amor à sua horta orgânica em casa

O cuidado é essencial para que sua horta seja linda, com alimentos fortes e saudáveis. Dependendo do clima, você precisar regar suas plantas uma ou duas vezes ao dia. Se for muito quente e seco, regue duas vezes (uma pela manhã e outra no fim da tarde), se não uma regada pela manhã é o bastante. Mas, sempre analise o solo antes de regar, pois se a terra ficar muito úmida, pode causar fungos às plantinhas.

Horta orgânica em casas

Fabiano Cerchiari/UOL

Observe as folhas amarelas, com sinais de doenças ou fungos e sempre retire-as para que não se alastrem. Quando você for podar algum galho, corte sempre na diagonal, perto de nós. Quando for colher frutos, faça o mesmo, mas com dois pontos abaixo, para que cresça novamente com a mesma força.

Para dar um up na sua horta orgânica coloque um pouco de humus/fertilizante orgânico a cada três meses. Procure também entender os ciclos da natureza e se informar como cada planta se desenvolve. A lua, o sol, as estações, tudo influencia. Colha com amor, e busque sempre repor o que você tirar.

Saiba mais em como ter uma alimentação saudável conhecendo o veganismo.